RELOGIO

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Programa Mais Educação: 2013.



Alguns pontos importantes para a execução do Programa Mais Educação:
1 – Executar o Programa com a participação de, no mínimo, a quantidade de alunos indicados no Plano de Atendimento da escola, ou seja, a quantidade de alunos registrados no plano do SIMEC.
2 – Oferecer todas as atividades indicadas no Plano de Atendimento, ou seja, conforme registro do SIMEC.
3 – Oferecer alimentação escolar, diferenciada de qualidade,
4 – Fazer uma seleção criteriosa dos monitores, levando em conta a habilidade pra a atividade escolhida.
5 – Solicitar dos monitores um projeto para as oficinas escolhidas, considerando a ementa das atividades que constam no Manual do Programa Mais Educação.
6 – Indicar um professor da escola para a função de COORDENADOR DE EDUCAÇÃO INTEGRAL / PRFESSOR COMUNITÁRIO. Esse terá a função de orientar os monitores nas questões pedagógicas.
7 – Orientar o diálogo do Programa Mais Educação/PME com o Projeto Político Pedagógico / PPP da escola, buscando envolver os professores e monitores na discussão.
8 – Oferecer material compatível, de acordo com o manual do Mais Educação e o projeto realizado pelo monitor.
9 – Manter diálogo com os pais sobre os objetivos do programa.
10 – Manter espaços coletivos de diálogo com os estudantes participantes do PME.
11 – Manter cadastro de interessados em participar do PME. Essa listagem será útil em caso de desistências de participantes e para a realização de Planos futuros para o PME.
12 – Manter documentação de acompanhamento e monitoramento do PME.
OBS:
A oficina de  Acompanhamento Pedagógico continua sendo obrigatório, agora com apenas uma atividade que contemplará as diferentes áreas do conhecimento envolvendo todas as atividades disponíveis anteriormente (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas estrangeiras). Essa atividade será denominada, Orientação de Estudos e Leitura e tem por objetivo a articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores que atuam no PME. Assim esta atividade deverá ser realizada com duração mínima de uma hora e meio diária, sendo mediada por um monitor orientador de estudos, que seja preferencialmente um estudante de graduação  ou das Licenciaturas vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou estudantes de graduação com estágio supervisionado.
 Documentação disponível para leitura:

1 – Resolução Anual do PDDE/Educação Integral e seus anexos: Manual do Mais Educação, documentação legal. Para conhecer as diretrizes de 2013, acessar:  http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/2013.

2 – Publicações e Cadernos Pedagógicos no: site do MEC – SEB – Programas e Ações – Programa Mais Educação

Postado por: Profº. Valdines Moura Souza; email, facebook. valdinesrr@hotmail.com
Ok, espero que vocês gostem.

Nenhum comentário:

camara vigilante