AQUI ESTA ALGUMAS CORIOSIDADES, SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.
Como funciona o
Programa Mais Educação?
O Programa Mais Educação é
operacionalizado pela
Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade
(SECAD), em parceria com a
Secretaria de Educação Básica (SEB),
por meio do Programa
Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo
Nacional de Desenvolvimento
da Educação (FNDE) para as escolas
prioritárias. As atividades
fomentadas foram organizadas nos
seguintes macrocampos :
• Acompanhamento Pedagógico;
• Meio Ambiente;
• Esporte e Lazer;
• Direitos Humanos em
Educação;
• Cultura e Artes;
• Cultura Digital;
• Promoção da Saúde;
• Educomunicação;
• Investigação no Campo das
Ciências da Natureza;
• Educação Econômica.
Em cada macrocampo foram
definidas as atividades:
Quais crianças, adolescentes.
e jovens são atendidos pelo
Programa Mais Educação?
Considera-se o objetivo de
diminuir as desigualdades educacionais
por meio da jornada
escolar. Recomenda-se adotar como
critérios para definição do
público, os seguintes indicadores:
– estudantes que estão em
situação de risco, vulnerabilidade.
social e sem assistência;
– estudantes que congregam
seus colegas – incentivadores
e líderes positivos
(âncoras);
− estudantes em defasagem
série/idade;
− estudantes das séries
finais da 1ª fase do ensino fundamental
(4º / 5º anos), nas quais
há uma maior evasão na
transição para a 2ª fase;
− estudantes das séries
finais da 2ª fase do ensino fundamental
(8º e/ou 9º anos), nas
quais há um alto índice de
abandono;
− estudantes de séries onde
são detectados índices de
Evasão e/ou repetência.
Cada escola,
contextualizada com seu projeto político pedagógico.
Específico e em diálogo com
sua comunidade, será a
Referência para se definir
quantos e quais alunos participarão das
Atividades, sendo desejável
que o conjunto da escola participe nas
escolhas.
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
• Matemática;
• Letramento;
• Línguas Estrangeiras;
• Ciências;
• História e Geografia;
• Filosofia e Sociologia.
MEIO AMBIENTE
• Com-Vidas – Agenda 21 na
Escola – Educação para Sustentabilidade;
• Horta escolar e/ou comunitária.
Quem pode ser o professor comunitário?
Não há uma definição “fechada”
sobre quem pode exercer a
função de professor
comunitário. Podemos apontar algumas características
importantes. Sabe aquele
professor solícito e com um forte
vínculo com a comunidade
escolar?
− Aquele que escuta os
companheiros e estudantes, que
busca o consenso e acredita
no trabalho coletivo?
− Aquele que é sensível e
aberto para as múltiplas linguagens
e os saberes comunitários?
− Que apóia novas idéias,
transforma dificuldade em oportunidade
e se dedica a cumprir o que
foi proposto coletivamente?
− Aquele que sabe escutar
as crianças, adolescentes e
jovens?
− Aquele que se emociona e
compartilha as histórias e
problemas das famílias e da
comunidade?
− Um professor assim tem um excelente perfil.
Qual é o papel do diretor da escola?
O diretor da escola, por
meio de sua atuação com o Conselho
Escolar, tem o papel de
incentivar a participação, o compartilhamento
de decisões e de
informações com professores, funcionários, estudantes
e suas famílias. Nesse
sentido, o trabalho do diretor também
tece as relações
interpessoais, promovendo a participação de todos
os segmentos da escola nos
processos de tomada de decisão, de
previsão de estratégias
para mediar conflitos e solucionar problemas.
Cabe ao diretor promover o
debate da Educação Integral nas reuniões
pedagógicas, de
planejamento, de estudo, nos conselhos de classe,
nos espaços do Conselho
Escolar. Isso porque a Educação Integral
representa o debate sobre o
próprio projeto educacional da escola,
da organização de seus
tempos, da relação com os saberes e práticas
contemporâneos e com os
espaços potencialmente educacionais da
comunidade e da cidade. O
resultado esperado é o envolvimento de
toda a comunidade, em
especial dos estudantes, em um ambiente
favorável à aprendizagem.
Cabe também ao diretor garantir a tomada
coletiva das decisões
acerca das escolhas pressupostos pelo Programa
Mais Educação e garantir a
transferência ( exposições, prestação de
contas dos recursos recebidos).
Fonte de pesquisa:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade
Diretoria de Educação Integral,
Direitos humanos e Cidadania
Esplanada dos Ministérios,
Bloco L, Anexo I, Sala 423
CEP 70.047-900, Brasília, DF
Tel.: (61) 2104-8209/2104-8808
portal.mec.gov.br/secad
Em 19-10-2013,
Por. Profº
Valdinês M. Souza
Email.e
facebook. valdinesrr@hotmail.com
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