RELOGIO

sábado, 19 de outubro de 2013

AQUI ESTA ALGUMAS CORIOSIDADES SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.


AQUI ESTA ALGUMAS  CORIOSIDADES, SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.
Como funciona o
Programa Mais Educação?
O Programa Mais Educação é operacionalizado pela
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
(SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB),
por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas
prioritárias. As atividades fomentadas foram organizadas nos
seguintes macrocampos :
Acompanhamento Pedagógico;
Meio Ambiente;
Esporte e Lazer;
Direitos Humanos em Educação;
Cultura e Artes;
Cultura Digital;
Promoção da Saúde;
Educomunicação;
Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
Educação Econômica.
Em cada macrocampo foram definidas as atividades:


Quais crianças, adolescentes.
e jovens são atendidos pelo
Programa Mais Educação?
Considera-se o objetivo de diminuir as desigualdades educacionais
por meio da jornada escolar. Recomenda-se adotar como
critérios para definição do público, os seguintes indicadores:
– estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade.
social e sem assistência;
– estudantes que congregam seus colegas – incentivadores
e líderes positivos (âncoras);
− estudantes em defasagem série/idade;
− estudantes das séries finais da 1ª fase do ensino fundamental
(4º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão na
transição para a 2ª fase;
− estudantes das séries finais da 2ª fase do ensino fundamental
(8º e/ou 9º anos), nas quais há um alto índice de
abandono;
− estudantes de séries onde são detectados índices de
Evasão e/ou repetência.
Cada escola, contextualizada com seu projeto político pedagógico.
Específico e em diálogo com sua comunidade, será a
Referência para se definir quantos e quais alunos participarão das
Atividades, sendo desejável que o conjunto da escola participe nas
escolhas.
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
Matemática;
Letramento;
Línguas Estrangeiras;
Ciências;
História e Geografia;
Filosofia e Sociologia.
MEIO AMBIENTE
Com-Vidas – Agenda 21 na Escola – Educação para Sustentabilidade;
Horta escolar e/ou comunitária.
Quem pode ser o professor comunitário?
Não há uma definição “fechada” sobre quem pode exercer a
função de professor comunitário. Podemos apontar algumas características
importantes. Sabe aquele professor solícito e com um forte
vínculo com a comunidade escolar?
− Aquele que escuta os companheiros e estudantes, que
busca o consenso e acredita no trabalho coletivo?
− Aquele que é sensível e aberto para as múltiplas linguagens
e os saberes comunitários?
− Que apóia novas idéias, transforma dificuldade em oportunidade
e se dedica a cumprir o que foi proposto coletivamente?
− Aquele que sabe escutar as crianças, adolescentes e
jovens?
− Aquele que se emociona e compartilha as histórias e
problemas das famílias e da comunidade?
− Um professor assim tem um excelente perfil.

Qual é o papel do diretor da escola?
O diretor da escola, por meio de sua atuação com o Conselho
Escolar, tem o papel de incentivar a participação, o compartilhamento
de decisões e de informações com professores, funcionários, estudantes
e suas famílias. Nesse sentido, o trabalho do diretor também
tece as relações interpessoais, promovendo a participação de todos
os segmentos da escola nos processos de tomada de decisão, de
previsão de estratégias para mediar conflitos e solucionar problemas.
Cabe ao diretor promover o debate da Educação Integral nas reuniões
pedagógicas, de planejamento, de estudo, nos conselhos de classe,
nos espaços do Conselho Escolar. Isso porque a Educação Integral
representa o debate sobre o próprio projeto educacional da escola,
da organização de seus tempos, da relação com os saberes e práticas
contemporâneos e com os espaços potencialmente educacionais da
comunidade e da cidade. O resultado esperado é o envolvimento de
toda a comunidade, em especial dos estudantes, em um ambiente
favorável à aprendizagem. Cabe também ao diretor garantir a tomada
coletiva das decisões acerca das escolhas pressupostos pelo Programa
Mais Educação e garantir a transferência ( exposições, prestação de
contas dos recursos recebidos).
Fonte de pesquisa:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade
Diretoria de Educação Integral,
Direitos humanos e Cidadania
Esplanada dos Ministérios,
Bloco L, Anexo I, Sala 423
CEP 70.047-900, Brasília, DF
Tel.: (61) 2104-8209/2104-8808
portal.mec.gov.br/secad

Em 19-10-2013,
Por. Profº Valdinês M. Souza
Email.e facebook. valdinesrr@hotmail.com


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