RELATÓRIO
FINAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.
DA
ESCOLA ESTADUAL PROFª ELZA BREVES DE CARVALHO
BOA
VISTA -RR
"Mas, o planejamento só é ético quando visa
um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um
cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura
incorporar todos os envolvidos no processo de planejar."
(João Caramez)
FILOSOFIA
DA ESCOLA
A escola se
propõe a oportunizar uma educação humanizada, trabalhando valores de liberdade,
solidariedade, dignidade, respeito e justiça.
Busca-se a
formação de um sujeito crítico e responsável, sujeito de sua história, um ser
humano participativo, honesto e comprometido com a comunidade, que a valorize e
a si mesmo como integrante desta.
Num trabalho
integrado busca se:
* Uma escola
democrática, aberta e participativa integrada com a comunidade;
* Uma educação
libertadora voltada para a realidade do aluno, preparando-o para uma vida
cidadã e para o trabalho;
* desenvolver as
potencialidades físicas, mentais, sociais, morais do aluno de forma.
Integrada e
construtiva;
* Uma escola
voltada para a construção do conhecimento em grupo;
* Uma escola com educadores comprometidos com o seu
trabalho, qualificados e responsáveis na busca de uma sociedade melhor
BOA VISTA – RR
DEZEMBRO- 2014
INTRODUÇAO
O PROGRAMA NA UNIDADE ESCOLAR:
O
Programa Mais Educação atenderia aproximadamente 120 alunos do ensino regular,
que seria selecionado pelos professores de português e matemática de cada
turma. Sendo que as turmas participantes seriam: 6º anos, 7º anos 8º anos e 9º.
O corpo docente em conjunto com direção, coordenação e professor Comunitário,
define os critérios de seleção e são conscientizados daqueles já estabelecidos
pela Secretaria de Educação, como: problemas de defasagem escolar,
vulnerabilidade social, participantes do Bolsa Família, entre outros.
Estes
alunos seriam divididos em seis turmas: com o Máximo de 20 alunos em cada uma
destas.
O Programa Mais
Educação neste ano de 2014 iria funcionar nesta instituição sob a direção da
Equipe Gestora: (Gestor),, Azuilo
Correia de brito,Katia Cilene Araujo(ADM), Leudenice Amorim de Assis e Vanilza
Pereira da Silva, (Coordenadora pedagogista) e o profº comunitário Valdinês
Moura Souza. Contando também com uma APM, cito o nome do presidente, Jose
Roberto N. Coelho e Noecy Berreza de Souza, que não contribuído significativamente para que o
programa funcionasse nesta Escola.
Contaríamos com
uma equipe de monitores que, em sua maioria, possui nível superior ou está
cursando.
Obs: não foi concretizada contratação.
.
OBJETIVO DO PROGRAMA NESTA UNIDADE
*Aumentar a permanência do aluno na
escola, evitando assim situações de risco;
*Ampliar o IDEB
*Aumentaro índice da Prova Brasil
*Reduzir o índice de reprovação
*Reduzir o número
de alunos em defasagem série/idade
*Diminuir a indisciplina
*Constituir uma ferramenta que possa
permitir desenvolvimento adequado e positivo do Programa Mais Educação;
*Elaborar ações que transformam as
estratégias em fatores reais;
*Encantar o aluno ajudando-o
a descobrir o prazer de aprender.
METODOLOGIA
*Ampliar
atividades voltadas para a Leitura Interpretação e Escritas;
*Aplicar
atividades voltadas para o desenvolvimento das *Inteligências Múltiplas
*Desenvolvimento
de atividades lúdicas, as quais despertem o *prazer em aprender.
*Desenvolver
atividades as quais agucem o raciocínio lógico
*Ministrar
atividades desportivas e culturais
*Aplicar
atividades artísticas e culturais
*Recrutar
monitores capacitados de acordo com a proposta do *programa e com perfil para
desenvolver este plano de ação.
ATIVIDADE QUE SERIAM
DESENVOLVIDAS.
LETRAMENTO: OBJETIVO.
A dificuldade da leitura pelos
alunos das séries iniciais, talvez seja pela falta de habito. A oficina de
Letramento busca estimular o conhecimento de mundo do aluno, pois o mundo em
que vivemos requer uma leitura e interpretação adequando ao contexto de um
mundo globalizado. O letramento visa dá subsídio para que nossos alunos façam
uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos rodeia. Assim a monitora
em conjunto com as professoras das turmas utilizaria diferentes gêneros textuais
para ensinar a leitura de forma efetiva e eficaz.
P S T: OBJETIVO
Programa
Segundo Tempo - Múltiplas vivências do esporte em suas diversas
modalidades, trabalhadas na perspectiva do Esporte Educacional, voltado ao
desenvolvimento integral do indivíduo. Acesso à prática esportiva por meio de
ações planejadas, inclusivas e lúdicas como estímulo à vida ativa. Incentivo ao
uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos possibilitados pelo
esporte.
HIP-HOP – OBJETIVO:
Valorização do Hip Hop como expressão cultural juvenil que busca enraizamento identitário local/global. Estímulo ao protagonismo juvenil na concepção de projetos
culturais, sociais e artísticos a serem desenvolvidos
na escola ou na
comunidade.
COM-VIDAS (organização de
coletivos pró meio-ambiente)
Objetivo
é fomentar o debate sobrea produção de alimentos, a segurança alimentar, o
resgate de cultivos originais, a manutenção da biodiversidade local e a
formação de farmácias vivas, em
Sua conexão com a
qualidade de vida e apática educativa.
Um exemplo desta a
atividade é a implantação da horta como um espaço educador sustentável que
estimule a incorporação, apercepção e a valorização da dimensão educativa a
partir do meio ambiente.
MATEMATICA-OBJETIVO:
Após
conversa com os professores da escola, eles relataram que a maior dificuldade
dos alunos era as operações fundamentais. Os monitores organizariam as atividades de simulação comercial as
situações cotidianas ajudam a contextualizar os conteúdos, facilitam a tomada
de consciência da utilidade da Matemática no âmbito extra escolar e levam as
crianças a se interessar pela disciplina
TÊNIS DE MESA-OBJETIVO:
Esporte baseado em
movimentos de interceptação, tendo como base a interceptação da trajetória
feita pela bola; e a maneira como esta ocorre é que define o sucesso ou
fracasso de um dos atletas, proporcionando aos jogadores a prática concomitante
dos sentidos: Tato e Visual.
RECURSOS - CUSTEIO (R$)
|
CAPITAL
(R$)
|
NÃO INFORMADO
PELA GESTÃO
|
NÃO INFORMADO
PELA GESTÃO
|
RECURSO
– ALIMENTAÇÃO-(R$)
NÃO INFORMADO
PELA GESTÃO
|
JUSTIFICATIVA.
As
atividades do programa mais educação na Escola Estadual Professora Elza Breves
de Carvalho não tiveram inicio neste ano de 2014,
Por vários
motivos:
# Irregularidade
na APM associação de pais e mestres. Seguido de outros fatores: como falta de
espaço apropriado, uma mini Reforma nas
dependência da escola, falta de matérias didáticos, merenda para as crianças,
mesmo eu Coordenador do projeto em nenhum momento teve acesso a qualquer
documentos que se referisse valores para poder montar o planejamento de
trabalho.
O meu parecer particular:
A
sociedade moderna vive um momento histórico, em que os conhecimentos e os
saberes são construídos e reconstruídos numa velocidade jamais vista, o mundo
globalizado requer do homem conhecimentos que abranjam o local e o global, o
específico e geral, exigindo o homem uma compreensão do contexto social em sua
totalidade.
Nesse
sentido, o caráter social atribuído a Educação, principalmente a educação
escolar, exige que a mesma acompanhe a dinâmica social e histórica na qual está
inserida. Nunca se falou tanto em qualidade de ensino como na atualidade,
vários são os segmentos sociais que reivindicam por uma educação de qualidade,
o que resulta na preocupação em criar políticas públicas que garantam uma
educação de qualidade ofertada de forma democrática e igualitária para todos.
Mais infelizmente todos
que estão envolvidos diretamente com a educação escolar não têm esse mesmo
pensamento, para muitos O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, não passo de um empecilho nas
escolas.
Ass.
Profº e Coordenador do Programa Mais Educação da Escola estadual Profª Elza
Breves de Carvalho,
Valdinês
Moura Souza
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