RELOGIO

domingo, 4 de janeiro de 2015

RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. DA ESCOLA ESTADUAL PROFª ELZA BREVES DE CARVALHO



RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.
DA ESCOLA ESTADUAL PROFª ELZA BREVES DE CARVALHO
BOA VISTA -RR




 "Mas, o planejamento só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura incorporar todos os envolvidos no processo de planejar."
(João Caramez)
 FILOSOFIA DA ESCOLA
A escola se propõe a oportunizar uma educação humanizada, trabalhando valores de liberdade, solidariedade, dignidade, respeito e justiça.
Busca-se a formação de um sujeito crítico e responsável, sujeito de sua história, um ser humano participativo, honesto e comprometido com a comunidade, que a valorize e a si mesmo como integrante desta.
Num trabalho integrado busca se:
* Uma escola democrática, aberta e participativa integrada com a comunidade;
* Uma educação libertadora voltada para a realidade do aluno, preparando-o para uma vida cidadã e para o trabalho;
* desenvolver as potencialidades físicas, mentais, sociais, morais do aluno de forma.
Integrada e construtiva;
* Uma escola voltada para a construção do conhecimento em grupo;
* Uma escola com educadores comprometidos com o seu trabalho, qualificados e responsáveis na busca de uma sociedade melhor
BOA VISTA – RR
DEZEMBRO- 2014
INTRODUÇAO
O PROGRAMA NA UNIDADE ESCOLAR:
O Programa Mais Educação atenderia aproximadamente 120 alunos do ensino regular, que seria selecionado pelos professores de português e matemática de cada turma. Sendo que as turmas participantes seriam: 6º anos, 7º anos 8º anos e 9º. O corpo docente em conjunto com direção, coordenação e professor Comunitário, define os critérios de seleção e são conscientizados daqueles já estabelecidos pela Secretaria de Educação, como: problemas de defasagem escolar, vulnerabilidade social, participantes do Bolsa Família, entre outros.
Estes alunos seriam divididos em seis turmas: com o Máximo de 20 alunos em cada uma destas.
O Programa Mais Educação neste ano de 2014 iria  funcionar nesta instituição sob a direção da Equipe Gestora: (Gestor),, Azuilo Correia de brito,Katia Cilene Araujo(ADM), Leudenice Amorim de Assis e Vanilza Pereira da Silva, (Coordenadora pedagogista) e o profº comunitário Valdinês Moura Souza. Contando também com uma APM, cito o nome do presidente, Jose Roberto N. Coelho e Noecy Berreza de Souza, que não  contribuído significativamente para que o programa funcionasse  nesta Escola.
Contaríamos com uma equipe de monitores que, em sua maioria, possui nível superior ou está cursando.
Obs: não foi concretizada contratação.

. OBJETIVO DO PROGRAMA NESTA UNIDADE

*Aumentar a permanência do aluno na escola, evitando assim situações de risco;
*Ampliar o IDEB
*Aumentaro índice da Prova Brasil
*Reduzir o índice de reprovação
*Reduzir o número de alunos em defasagem série/idade
*Diminuir a indisciplina
*Constituir uma ferramenta que possa permitir desenvolvimento adequado e positivo do Programa Mais Educação;
*Elaborar ações que transformam as estratégias em fatores reais;
*Encantar o aluno ajudando-o a descobrir o prazer de aprender.
METODOLOGIA
*Ampliar atividades voltadas para a Leitura Interpretação e Escritas;
*Aplicar atividades voltadas para o desenvolvimento das *Inteligências Múltiplas
*Desenvolvimento de atividades lúdicas, as quais despertem o *prazer em aprender.
*Desenvolver atividades as quais agucem o raciocínio lógico
*Ministrar atividades desportivas e culturais
*Aplicar atividades artísticas e culturais
*Recrutar monitores capacitados de acordo com a proposta do *programa e com perfil para desenvolver este plano de ação.

ATIVIDADE QUE SERIAM DESENVOLVIDAS.

LETRAMENTO: OBJETIVO.
            A dificuldade da leitura pelos alunos das séries iniciais, talvez seja pela falta de habito. A oficina de Letramento busca estimular o conhecimento de mundo do aluno, pois o mundo em que vivemos requer uma leitura e interpretação adequando ao contexto de um mundo globalizado. O letramento visa dá subsídio para que nossos alunos façam uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos rodeia. Assim a monitora em conjunto com as professoras das turmas utilizaria diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura de forma efetiva e eficaz.

P S T: OBJETIVO
Programa Segundo Tempo - Múltiplas vivências do esporte em suas diversas modalidades, trabalhadas na perspectiva do Esporte Educacional, voltado ao desenvolvimento integral do indivíduo. Acesso à prática esportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas como estímulo à vida ativa. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos possibilitados pelo esporte.
HIP-HOP OBJETIVO:
Valorização do Hip Hop como expressão cultural juvenil que busca enraizamento identitário local/global. Estímulo ao protagonismo juvenil na concepção de projetos culturais, sociais e artísticos a serem desenvolvidos na escola ou na comunidade.

COM-VIDAS (organização de coletivos pró meio-ambiente)

Objetivo é fomentar o debate sobrea produção de alimentos, a segurança alimentar, o resgate de cultivos originais, a manutenção da biodiversidade local e a formação de farmácias vivas, em
Sua conexão com a qualidade de vida e apática educativa.
Um exemplo desta a atividade é a implantação da horta como um espaço educador sustentável que estimule a incorporação, apercepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente.
MATEMATICA-OBJETIVO:
            Após conversa com os professores da escola, eles relataram que a maior dificuldade dos alunos era as operações fundamentais. Os monitores organizariam as  atividades de simulação comercial as situações cotidianas ajudam a contextualizar os conteúdos, facilitam a tomada de consciência da utilidade da Matemática no âmbito extra escolar e levam as crianças a se interessar pela disciplina
TÊNIS DE MESA-OBJETIVO:
Esporte baseado em movimentos de interceptação, tendo como base a interceptação da trajetória feita pela bola; e a maneira como esta ocorre é que define o sucesso ou fracasso de um dos atletas, proporcionando aos jogadores a prática concomitante dos sentidos: Tato e Visual.

RECURSOS     -          CUSTEIO (R$)
CAPITAL (R$)
NÃO INFORMADO
PELA GESTÃO

NÃO INFORMADO
PELA GESTÃO

RECURSO – ALIMENTAÇÃO-(R$)

NÃO INFORMADO
PELA GESTÃO



JUSTIFICATIVA.

As atividades do programa mais educação na Escola Estadual Professora Elza Breves de Carvalho não tiveram inicio neste ano de 2014,        
Por vários motivos:
# Irregularidade na APM associação de pais e mestres. Seguido de outros fatores: como falta de espaço apropriado, uma mini Reforma  nas dependência da escola, falta de matérias didáticos, merenda para as crianças, mesmo eu Coordenador do projeto em nenhum momento teve acesso a qualquer documentos que se referisse valores para poder montar o planejamento de trabalho.
O meu parecer particular:
A sociedade moderna vive um momento histórico, em que os conhecimentos e os saberes são construídos e reconstruídos numa velocidade jamais vista, o mundo globalizado requer do homem conhecimentos que abranjam o local e o global, o específico e geral, exigindo o homem uma compreensão do contexto social em sua totalidade.
Nesse sentido, o caráter social atribuído a Educação, principalmente a educação escolar, exige que a mesma acompanhe a dinâmica social e histórica na qual está inserida. Nunca se falou tanto em qualidade de ensino como na atualidade, vários são os segmentos sociais que reivindicam por uma educação de qualidade, o que resulta na preocupação em criar políticas públicas que garantam uma educação de qualidade ofertada de forma democrática e igualitária para todos.
Mais infelizmente todos que estão envolvidos diretamente com a educação escolar não têm esse mesmo pensamento, para muitos O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, não passo de um empecilho nas escolas.

Ass. Profº e Coordenador do Programa Mais Educação da Escola estadual Profª Elza Breves de Carvalho,

                                                  Valdinês Moura Souza

























                       

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